Em 2005....


Alunos aprendem a ler e escrever com ajuda da Informática
( Por Jaciara Moreira )

Se os jovens de hoje acham o máximo namorar e bater papo com a ajuda da informática, os de amanhã vão vibrar com uma façanha ainda maior: aprender a ler pelo computador. Nas escolas da rede municipal de Niterói, no Grande Rio, isso já é possível. Há três anos, foi implantada nas unidades a Informática Educativa e, de lá para cá, os computadores passaram a ser os grandes aliados dos professores, principalmente na hora de alfabetizar.
A Escola Municipal Mestra Fininha, no Barreto, voltada para o primeiro segmento do Ensino Fundamental, foi a primeira a incluir a informática no cotidiano das crianças. Lá, a maior atração é a mesa-alfabeto – um computador especial com um grande teclado e teclas de encaixe. Os professores garantem que, graças ao equipamento, os alunos aprenderam a ler e a escrever mais rápido e com maior facilidade.
A mesa-alfabeto começa a ser utilizada no primeiro ano de escolaridade e pode acompanhar o aluno até a quarta série. Através de jogos e brincadeiras, o equipamento permite que as crianças trabalhem as palavras que são ensinadas pelo professor na sala de aula. Em um dos jogos, o aluno deve “copiar” corretamente a palavra que aparece na tela e ele faz isso encaixando as teclas no teclado. Cada letra deve ser encaixada seguindo a seqüência da palavra mostrada. Letras erradas ou mal posicionadas são eliminadas. O jogo segue até que o aluno forme exatamente a palavra que está na tela.
“Nós mantemos um paralelismo com o que é dado na classe. Se o professor trabalha em sala de aula palavras iniciadas pela letra B, por exemplo, configuramos a mesa para que todas as palavras que apareçam na tela também comecem com B e assim por diante. Como a máquina permite que a gente controle o nível de dificuldade dos jogos, podemos acompanhar bem a evolução do aluno”, explica a professora multiplicadora, Rita de Cássia Vieira.O encontro dos alunos com a mesa-alfabeto acontece uma vez por semana e não dura mais que uma hora – a média é de 45 minutos. Apesar de parecer pouco, o tempo é suficiente, segundo os professores, para tornar a aprendizagem mais fácil.
“A entrada desse método na escola foi fundamental, principalmente para os alunos do primeiro ano de escolaridade. O desenvolvimento aumentou muito, o interesse pela leitura cresceu consideravelmente e agora eles conseguem aprender as lições com muito mais facilidade, pois aprendem brincando”, destaca a professora Alessandra Outeiro, acrescentando que, em caso de alunos com necessidades especiais e dificuldade de aprendizagem, a mesa-alfabeto estimula a coordenação motora e viso-motora.
Outra vantagem do equipamento, de acordo com Alessandra, é o fato de ele ajudar a socializar as crianças, uma vez que elas trabalham em grupo: são seis alunos para cada mesa. “Eles aprendem a respeitar a vez do outro e a colaborar com o colega. Quando um não sabe, o outro ajuda. Temos o cuidado de formar grupos de modo que um possa ajudar o outro e isso facilita a integração”, complementa a professora.
Na foto meus aluninhos amados..Larissa , Vitor e Vitor Sarmet. Amo vcs! q estejam felizes! Turminha de 2004 e 2005
Sou feliz por ser professora..não adiantaaaaaaa

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